Ir para página principal

Breve Histórico

O CTG Seiva Nativa é uma entidade tradicionalista completando, em 2018,30 anos de existência. Situa-se à rua Dr. João Leivas de Carvalho, 551, bairro São José, em Canoas - RS. Surgiu em 1986, através da reunião de algumas crianças do bairro São José, para formar um grupo de danças gaúchas idealizado por um professor. Em 1987, com a escolha da primeira prenda do grupo, foi batizado Seiva Nativa e ganhou o lema "Sorvendo Nossas Raízes na Roda da Tradição", pela então eleita primeira prenda daquele ano. Em 1988, os pais das crianças, vendo que o grupo estava se fortalecendo e que as atividades haviam se tornado a principal atividade extra das crianças, reuniram-se e fundaram o CTG em 18 de novembro de 1988 em uma área ao lado do 5º Centro Social Urbano, no bairro São José.
Conta com um quadro de 25 pessoas na administração (patronagem), prendado com representantes em todas as categorias. Possui mais de 100 integrantes entre sócios e dependentes, 4 invernadas de danças tradicionais, cursos de danças gaúchas de salão, modalidades esportivas e diversas oficinas culturais.
Possui infraestrutura de 500m2, a qual comporta bailes e eventos para aproximadamente 450 pessoas. Com espaço próprio no parque de Canoas para semana farroupilha, possui projetos de eventos a nível estadual e inúmeras oficinas planejadas com grande projeção e divulgação na região.
Esteve na eminência de fechar há cerca de 10 anos, quando assumiu o atual Patrão, Sr Edemar Costa Oliveira e Patroa, Sra Maria Cleidia Klein Oliveira juntamente
com o casal de capatazes e demais administradores.
Esse grupo de administradores, sócios e amigos, re-ergueram o Seiva Nativa. Nesses 10 anos mudaram o patamar e a posição e participação do CTG tornando-o destaque na
cidade de Canoas, na região e até mesmo conquistando prêmios estaduais. Sua estrutura foi modernizada e seu patrimônio aumentou consideravelmente.
Destaque Farroupilha na Cidade de Canoas. Prêmio conquistado por 6 vezes nos últimos 7 anos como prêmio na Semana Farroupilha.
Prêmios em torneios esportivos municipais e estaduais.